Equipe

A UFPE é uma IES Global designada pela SEED/MEC para a realizar a formação dos multiplicadores e professores, a avaliação e a pesquisa do Programa UCA. A equipe é formada por professores da UFPE, colaboradores, mestrandos e graduandos envolvidos com a pesquisa na área.

Fotosergio
Sergio Paulino Abranches (Coordenador do Programa UCA-PE)

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1982, especialização em Fundamentos de Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003) . Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, informática e educação, novas tecnologias e educação.

Currículo Lattes


Paulo
Paulo Gileno Cysneiros (Professor-pesquisador)

Graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1968); Mestre (M.Sc) em Educação pela Michigan State University (1972); Doutor (Ph.D.) em Psicologia Educacional pela Syracuse University (1979). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) de 1979 a 1996. Professor Visitante da Universidade Federal da Paraíba de 1997 a 2000. Professor Visitante da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Ceará) 2001 a 2003. Professor da Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes (Aracaju, Sergipe) em 2006. Professor do Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação em EAD (parceria Universidade Federal do Ceará UFC - e Universidade Norte do Paraná Unopar) até 2009. Pesquisado Associado do Projeto Liber - Depto de Ciência da Informação da UFPE. Nas últimas três décadas tem se dedicado ao ensino e pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Formação de Professores para uso de Novas Tecnologias; Gestão de Tecnologias na Educação; Educação à Distância. Representante do Brasil na Red Iberoamericana de Informática Educativa (RIBIE). Membro do Comitê Pedagógico do Projeto Um Computador por Aluno, do Ministério da Educação do Brasil (Secretaria de Educação à Distância) 2007-2009.

Currículo Lattes


Ana
Ana Beatriz Gomes Carvalho (Professora-pesquisadora)

Graduada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Professora (Adjunto I) da Universidade Federal de Pernambuco, lotada no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC). Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: educação a distância, redes sociais, hipertexto, inclusão digital, aprendizagem em rede e o uso de tecnologias na formação de professores.

Currículo Lattes



Rogério da Silva Ignácio (Professor-pesquisador)

Atualmente é professor de Matemática do Colégio de Aplicação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática. mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2002).

Currículo Lattes


Thelma Panerai (Professora-pesquisadora)

Licenciada em Letras, com especialização em Linguística, mestrado em Inovação Educativa (Universidad de Deusto, 2002) e doutorado em Inovação Educativa (Universidad de Deusto, 2005). Nos últimos 12 anos, estuda e pesquisa a EAD e seus processos de ensino-aprendizagem-avaliação, especialmente no contexto online, tendo várias publicações na área. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal de Pernambuco.

Currículo Lattes


Patrícia Smith Cavalcante (Professora-pesquisadora)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1992) e Ph.D. em Educação - University Of Newcastle Upon Tyne (1997). Atualmente é professor adjunto 1 da Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino. Faz parte também na Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, lecionando e orientando pesquisas no Mestrado e Doutorado e é vice-coordenadora da Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC). Tem experiência na área de processos de ensino e aprendizagem mediados pelo professor e pelas Novas Tecnologias da Informação e Comunicação e na área da gestão educacional e de projetos. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: novas tecnologias e educação, educação científica básica, ensino de ciências naturais, educação virtual, educação a distância, abordagens de ensino e aprendizagem para educação profissional, formação do professor a distância, produção de programas e cursos a distância, produção de material didático para cursos a distância.

Currículo Lattes

dora
Maria Auxiliadora Soares Padilha (Professora-pesquisadora)

Professora adjunto para atividades de Educação a Distância da Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Pedagogia (1997), mestrado em Educação (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Tem experiência na área de Educação, Tecnologias da Informação e Comunicação para Educação com ênfase em Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, tecnologias da comunicação e informação, Inclusão Digital, processo de ensino e aprendizagem, internet na educação, fazer pedagógico e formação de professores. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE.

Currículo Lattes

Dag

Dagmar Heil Pocrifka (Bolsista/Mestrado)

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1995)e especialização em Informática Educacional (PUC 1996). Atualmente coorderna propostas pedagógicas utilizando Tecnologia nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (Robótica, Linguagem Logo, Internet Pedagógica, Softwares Educacionais, LEGO, Portal Educacional). Coordena equipes de robótica,que participam de torneios regionais e nacionais.

Currículo Lattes


Lucia
Lucia Valle (Bolsista/Mestrado)

Professora desde 1991, com experiência desde o Ensino Fundamental, passando pelo EJA até o Ensino Superior. Atualmente, é professora tutora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, no curso de Pedagogia, aluna regular do Mestrado em Educação Matemática e Tecnológia da UFPE e professora pesquisadora do Projeto UCA (Um Computador por Aluno). Especialista em Formação de Educadores (UFRPE). Possui graduação em Pedagogia.

Currículo Lattes

Katia
Kátia Cilene da Silva (Professora-pesquisadora da equipe de avaliação)

Professora de Ensino Superior, graduada em Informática, com especialização em Ciência da Computação URCamp/UFRGS, em 1999, e Gestão Educacional pela URCamp/UFSM, em 2003. Mestre em Educação Matemática e Tecnológica - UFPE.

Currículo Lattes


Adilza Gomes da Cunha Silva (Bolsista Avaliação/Mestrado)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Possui pós-graduação em Novas Linguagens de Ensino com Enfâse nas Novas Tecnologias pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005) e em Tecnologia na Educação pela Pontifiícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É professora do ensino fundamental, concursada da Prefeitura Municipal de Recife. Já exerceu a função de coordenadora pedagógica e atualmente trabalha como técnica-pgagógica da Secretaria de Educação do Recife, desempenhando a função de acompanhamento escolar. Atuou como tutora presencial em EAD no curso Gênero e Diversidade na Escola, promovido pela UFPE/UAB. Está cursando o Mestado em Educação Matemática e Tecnologia - EDUMATEC/UFPE.

Currículo Lattes